Qual a diferença entre implante e mini implante? – Bibancos %

Qual a diferença entre implante e mini implante?

Qual a diferença entre implante e mini implante?

Bibancos Odontologia

Existe uma diferença entre implantes e mini-implantes. A principal delas é na função do tratamento. Ao contrário dos implantes comuns, que têm a função de substituir um dente perdido , os mini implantes têm a função de ser um reforço na ancoragem do aparelho ortodôntico.

Antes de continuar vou explicar o que é ancoragem ortodôntica

Ela consiste na utilização de dispositivos intra ósseos, nesse caso os mini implantes, que ficam temporariamente fixados no osso.

Durante tratamentos com aparelho ortodôntico, o mini implante funciona como apoio direto ou indireto para que o dentista realize movimentos mais complexos na arcada dentária e consiga movimentar os dentes para chegar na oclusão e posicionamento ideal dos dentes.

Na ortodontia, em alguns tratamentos, não há como atingir os resultados ideais sem o uso os mini-implantes.

Os mini-implantes são como microparafusos. Eles têm comprimento que varia de 4 a 12 milímetros. Esses microparafusos podem ser feitos de titânio ou aço cirúrgico. Existem alguns tipos de mini implantes no mercado e eles são indicados pelo dentista, de acordo com a sua necessidade.

A cirurgia para instalar o mini implante dentário é relativamente simples e rápida, é feita no próprio consultório do dentista, sob anestesia local e portanto não há dor durante o procedimento cirúrgico. Ele começa com um pequeno corte feito na gengiva para ter acesso ao osso. A seguir, o osso é perfurado para que seja instalado o mini implante. A perfuração é realizada com brocas muito precisas, o osso não é danificado e o furo fica exatamente do mesmo tamanho do implante. Feito o furo, o implante é então instalado no mesmo.

O mini-implante não requer cuidados diferenciados. A higiene do local é a única preocupação do paciente, pois a falta dela pode levar a um quadro de mucosite e, consequentemente, à perda do mini implante. 

Para auxiliar e facilitar a limpeza é importante usar uma escova unitufo, além de seguir corretamente todos os procedimentos recomendados pelo o seu dentista.

Após o tratamento ortodôntico, é necessário remover o mini implante. O procedimento é muito simples e você não vai sentir dor. Ele também é realizado no próprio consultório do dentista e o pós operatório é muito tranquilo.



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok