Doença na gengiva é fator de risco para Covid-19

Doença na gengiva é fator de risco para Covid-19

Bibancos Odontologia

De acordo com resultado de uma recente pesquisa publicada no Journal of Clinical Periodontology, pesquisadores descobriram que a doença gengival está ligada a complicações graves relacionadas ao covid-19!

Pessoas com problemas na gengiva como a gengivite e periodontite podem ter maiores complicações se contraírem a covid 19.

A doença periodontal é conhecida por sinais como sangramento gengival, mau hálito, retração da gengiva, e, se não tratada, os dentes ficam moles e você pode perdê-los. 

Estudos científicos demonstraram que a doença periodontal está associada a várias doenças, como diabetes, asma, doenças cardiovasculares, doença renal crônica e até alzheimer.

Mas voltando a covid-19, a pesquisa realizada pela academia americana de periodontologia analisou 568 pacientes.

Dentre todos os pacientes analisados, os que tinham periodontite – a forma mais grave da doença periodontal – tiveram pelo menos três vezes mais probabilidade de apresentar complicações do covid-19, incluindo:

  • Morte, 
  • Internação na uti e 
  • Necessidade de ventilação assistida.

Problemas periodontais podem se tornar grandes causadores de quadros mais graves da covid-19.

Você deve e precisa manter as rotinas de cuidados com sua saúde bucal em casa para evitar o agravamento da doença periodontal e o mais importante que foi relatado nesse estudo da academia americana de periodontia:

Visitas de check-up odontológico com o periodontista, mesmo durante a pandemia, são maneiras de evitar, reduzir e controlar a doença periodontal.

Dessa maneira podemos evitar os riscos de agravamento de uma possível infecção com covid-19. ou seja, manter sua saúde bucal é fundamental para reduzir os riscos de complicações do covid-19.

Se você está inseguro de ir ao dentista por causa da covid-19, você pode fazer algumas perguntas ao marcar sua consulta e prestar atenção quando chegar ao consultório:

Ele faz perguntas pelo telefone ou whatsapp, do seu estado de saúde, antes da sua consulta?

Quando você chega na clínica odontológica ele afere (mede) a sua temperatura?

O dentista fornece propé e avental descartável para você no consultório?

Existem poucos pacientes na sala de espera?

Os atendimentos entre cada paciente são feitos com horários maiores e com tempo para desinfecção da cadeira odontológica e ambiente de atendimento?

Existe ventilação natural na clínica ou sistema de exaustores que trocam o ar?

O sistema de ar condicionado fica desligado?

Quais os protocolos de segurança que o dentista mostra nas redes sociais? Eles executam esses protocolos quando você chega na clínica também?

Essas são algumas maneiras de você se sentir mais seguro para ser atendido e ter sua saúde preservada.

E o mais importante:

use máscara

lave suas mãos

mantenha distanciamento social!



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok