Dente do siso: Todos precisam extraí-lo?

Dente do siso: Todos precisam extraí-lo?

Bibancos Odontologia

Tire essas e outras dúvidas comuns sobre o dente do siso! 

Também conhecido como terceiro molar ou “dente do juízo”, o normal é que cada indivíduo tenha 4 dentes na arcada dentária, sendo dois superiores e dois inferiores localizados sempre no final da arcada dentária.

O dente do siso  “nasce” por volta dos 17 aos 21 anos de idade. Em condições normais ele vai crescendo gradualmente até a completa erupção. No entanto, é comum encontrar pessoas que não possuem os 4 dentes do siso ou que precisem passar por procedimentos cirúrgicos para extraí-los gerando uma série de dúvidas entre os pacientes. 

Por que algumas pessoas não possuem os quatro dentes de siso? 

O terceiro molar é uma herança dos nossos ancestrais que precisavam triturar mais os alimentos que muitas vezes eram ingeridos crus. Com o passar dos séculos e a evolução humana ele foi se tornando obsoleto e na maioria das vezes sem espaço na arcada dentária. 

Algumas pessoas não desenvolvem todos os dentes do siso ou chegam a não ter nenhum deles por nascerem sem o germe, a base que dá origem a esse dente. 

Todos devem extrair o siso? 

Essa é uma das maiores dúvidas e também mitos sobre o dente do siso. Não são todas as pessoas que precisam da cirurgia para retirar o dente. Ela só é necessária caso tenha problemas de erupção, ou esteja causando algum tipo de problema. Ou seja, se o seu terceiro molar “nascer” sem causar nenhum tipo de problema, a extração não é necessária. 

É preciso esperar o dente “nascer” para retirá-lo? 

Os terceiros molares podem ser retirados antes de nascerem. Por meio de radiografias e tomografias é possível o dentista saber qual a posição do seu siso e se a extração é necessária. Caso fique comprovada a necessidade, não é necessário esperar que o dente se desenvolva mais. 

O melhor momento para a extração é antes que as raízes do siso se formem, tornando o procedimento mais fácil e menos arriscado. 

Como é a recuperação da cirurgia?

A extração do siso é um procedimento cirúrgico e assim como qualquer outro é necessário repouso. O tempo de recuperação depende da complexidade da cirurgia. 

Além do repouso é preciso cuidado com a alimentação para não abrir os pontos ou machucar o local da cirurgia. A escovação também deve ser feita com cautela utilizando uma escova pós cirúrgica.

Outros cuidados como se será necessário ou não o uso de medicamento serão passados pelo seu dentista. 

Aqui na Bibancos Odontologia nós temos todos os especialistas para oferecer odontologia com qualidade e assim cuidar da sua saúde e do seu sorriso.

Clique aqui para agendar uma consulta.
Ou entre em contato via WhatsApp SP (11) 99902-6864 RJ (21) 97930-1469



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok