TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS – Bibancos %

TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS

TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS

Bibancos Odontologia

Existem alguns tipos de aparelhos ortodônticos no mercado e sua indicação varia de acordo com o tipo de tratamento e perfil do paciente.

Em geral, no tratamento em crianças o tipo de aparelho indicado é o removível. O uso exige disciplina do paciente e apoio da família. Com esse aparelho o paciente pode evitar complicações futuras e até cirurgias para correção de problemas.

No caso dos adultos não tem como escapar. A arcada já está formada e o aparelho tem que ser o fixo ou placa alinhadora. 

OS APARELHOS FIXOS
aparelho ortodôntico metálico é o mais usado. Composto por fios metálicos, bandas e braquetes, é o que apresenta menor custo no mercado.

Os estéticos podem ser de cerâmica ou de safira. O aparelho de safira é transparente e fica mais discreto nos dentes. Já o aparelho de porcelana tem uma cor mais leitosa, mas dependendo da cor do dente podem aparecer mais ou menos.

O aparelho autoligado elimina a necessidade de utilização das boas e velhas “borrachinhas coloridas” e tem as mesmas funcionalidades semelhantes às dos fixos.

Já o aparelho extrabucal é um tratamento para a correção de crescimento exagerado da maxila em relação a mandíbula ou até mesmo para ancoragem de movimentos durante o tratamento. Ele é mais eficiente em crianças e adolescentes, no entanto existe uma desvantagem em relação a aparência pois é composto por uma estrutura de metal por fora da boca e não tem muita aceitação entre as pessoas desta faixa de idade.



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok