A saúde bucal feminina precisa de mais cuidados?

saúde bucal feminina

A saúde bucal feminina precisa de mais cuidados?

Bibancos Odontologia

Existe alguma diferença no cuidado entre a saúde bucal feminina e masculina?

Em alguns aspectos da saúde humana, o gênero pode ser fator determinante para o aparecimento ou prevenção intensificada de algumas doenças. Quando o assunto é a saúde bucal a situação não é diferente. As diferentes alterações hormonais ao longo da vida, tornam as mulheres mais sensíveis a alguns problemas bucais. 

No entanto, se por um lado as mulheres sofrem mais riscos de problemas, são elas as mais preocupadas com a saúde bucal. Uma pesquisa publicada em 2018 pelo Journal of Periodontology, as mulheres são duas vezes mais propensas a realizarem check-ups odontológicos do que os homens.

Por que a saúde bucal feminina precisa de mais cuidados?

Durante a vida as mulheres sofrem mais alterações hormonais do que os homens. Essas alterações afetam a saúde bucal deixando, por exemplo, as gengivas mais sensíveis. 

A primeira alteração hormonal significativa acontece durante a puberdade, nessa fase o principal risco a saúde bucal é a gengivite. Além disso, essa fase pode ser marcada por uma dieta altamente cariogênica por conta do excesso de doces e refrigerantes. 

A gravidez é outro fator que torna a saúde bucal feminina mais sensível. Durante a gestação a mulher passa por diversas alterações hormonais, físicas e emocionais que afetam a saúde dos dentes. As gengivas ficam mais vascularizadas o que pode gerar o aparecimento da chamada “gengivite gravídica”. 

Os enjoos comuns na gravidez também podem afetar a saúde bucal das gestantes. Muitas ficam enjoadas com o creme dental e diminuem o número de escovações diárias, ficando ainda mais suscetíveis aos problemas bucais. 

As últimas alterações hormonais ocorrem durante a menopausa. A osteoporose é um dos sintomas desse período e a perda óssea gerada por ela pode afetar os tecidos que suportam os dentes. Outro sintoma é a xerostomia ( boca seca), ela pode causar mau hálito e deixar a boca mais sensível ao ataque de bactérias. 

Por conta de todos esses fatores é importante que as mulheres mantenham a higiene bucal sempre em dia e consultem regularmente o dentista. Aqui na Bibancos Odontologia nós temos os melhores profissionais dispostos a cuidar de você e do seu sorriso! 

Ficou com alguma dúvida? Converse com a nossa equipe.

Clique para agendar uma consulta

Ou entre em contato via WhatsApp SP (11) 99902-6864 RJ (21) 97930-1469



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok