PRECISO TROCAR A DENTADURA? – Bibancos %

PRECISO TROCAR A DENTADURA?

PRECISO TROCAR A DENTADURA?

Bibancos Odontologia

A prótese total ou dentadura, necessita ser trocada depois de um tempo. Quando falamos em trocar a dentadura por uma nova, ou melhor, quando falamos em “validade” de uma prótese total, a maioria dos artigos científicos falam em cinco anos.

Mas esse tempo pode sofrer alterações diante de alguns itens importantes a serem observados:

COMO ESTÁ A PRÓTESE?

Devemos observar se há pedaços e/ou dentes quebrados, desgastados, partes manchadas e ásperas. Lembre-se da importância de limpeza, lisura e higiene que a prótese deve apresentar. Próteses mal adaptadas ou mal conservadas podem ocasionar lesões.

DOR DE CABEÇA OU NUCA?

Muitos de nós “gostamos” de mastigar mais vezes com somente um dos lados da boca. Deste modo, os dentes desse lado da prótese irão sofrer maior desgaste do que do outro lado. Esse desgaste pode acarretar uma perda no balanceio da mordida, podendo levar a dores de cabeça, ouvido, nuca…

AS DOENÇAS BUCAIS ESTÃO MUITO LIGADAS À MÁ HIGIENE ORAL, inclusive das próteses totais ou parciais. Os sintomas mais comuns são ardência bucal, fissuras nas mucosas, lesões com diferentes aspectos e rachaduras no canto da boca. Consulte urgente o dentista.

ESTÉTICA DO ROSTO

Existem algumas medidas ao redor do rosto e de dentro da boca que devem ser levadas em conta, não só para harmonia, mas principalmente da correta posição da prótese. Pacientes sem sustentação dos lábios e com acentuada linha ao redor deles é indicação de que pode haver alguma medida errada das próteses.

É FUNDAMENTAL OLHAR PARA ESSE PACIENTE DESDENTADO COM EMPATIA!

Muitos acham que as dentaduras são apenas tratamentos simples e antigos. Mas é necessário refletir sobre os aspectos humanos envolvidos.

Quando reabilitamos uma pessoa com dentadura, estamos proporcionando para esse paciente muito mais que dentes. Estamos proporcionando inclusão social.



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok