O QUE ACONTECE SE EU FICAR SEM DENTE? POR QUE PRECISO COLOCAR IMPLANTE? – Bibancos %

O QUE ACONTECE SE EU FICAR SEM DENTE? POR QUE PRECISO COLOCAR IMPLANTE?

O QUE ACONTECE SE EU FICAR SEM DENTE? POR QUE PRECISO COLOCAR IMPLANTE?

Bibancos Odontologia

A falta de dentes é algo preocupante e causa muitos prejuízos!
Seja um dente ou vários, o impacto negativo de não ter o dente pode chegar em problemas estéticos, emocionais e afeta muito mais que a aparência: ela prejudica a saúde do organismo como um todo.
Nosso corpo é uma grande máquina e quando há falta de uma peça, outras partes do nosso sistema podem ser danificadas e causar prejuízos ainda mais sérios.

No caso da falta de dentes, os problemas que podem ocorrer são vários.

Quando perdemos um dente não temos mais o apoio daquele elemento realizando sua função em boca.
Aí começa o problema: com o passar do tempo, ocorre uma reabsorção desse osso, o que caracteriza a perda óssea dentária. Ele começa a diminuir de altura e largura.

Por esse motivo, após a perda de um dente, o paciente deve procurar um dentista para a colocação do implante dentário ou de outra forma que substitua aquele elemento perdido.

Se você ficar muito tempo sem dente e perder osso, ainda assim pode ser possível colocar o implante dentário. Mas pode ser necessário colocarmos um enxerto ósseo antes da colocação do implante.

O importante é ficar atento e agir o mais rápido possível: em alguns casos se você demorar muito tempo para procurar um dentista, pode ser que nem mesmo o enxerto ósseo seja possível de colocar…

Um outro grave problema que a perda de um ou mais dentes causa é a movimentação dentária.

Para entender melhor: se você por algum motivo perde um dente e não coloca uma prótese dental no lugar, os outros dentes para compensar essa ausência, começam a se movimentar.

Essa movimentação causa má-oclusão, altera a função mastigatória e até mesmo desequilíbrio facial.

Além dos prejuízos estéticos, isso vai atrapalhar a sua mastigação, fala e até a respiração.

Esse desalinhamento total pode aumentar os custos para corrigir esse problema da falta de dente… Pois é bem provável que seja necessário usar aparelho ortodôntico para corrigir a posição dos dentes antes de colocar a prótese no lugar do dente que foi perdido.

Por esse motivo, se você perder algum dente, mesmo que seja um dente de trás que não aparece no sorriso, procure o quanto antes o dentista.

Você já deve saber que a digestão tem início na boca.

Sim! Nossos dentes possuem diversas funções quando nos alimentamos: cortar, rasgar e triturar.  Junto com as enzimas presentes na saliva os alimentos começam a ser digeridos na boca.

Por isso, a falta de um ou mais dentes, compromete e muito o início da digestão pois atrapalha esse processo e consequentemente a absorção adequada de nutrientes.

Isso pode levar a deficiência nutricional, o que prejudica o seu sistema imunológico.

Sem o dente, ou sem os dentes, sua gengiva também fica desprotegida.

No momento da alimentação, além de prejudicar a mastigação como disse anteriormente, a falta de dente pode machucar sua gengiva, por conta de um alimento mais duro. Isso pode ser bastante dolorido e causar inflamações e feridas.

Outro grave problema que a falta de vários dentes provoca é com a fala.

Dependendo do dente que foi perdido, é possível ficar com a dicção comprometida. Isso ocorre pois os músculos da boca, a língua e os dentes trabalham em conjunto para a produção da fala.

Se por acaso, você não tem algum dente na boca, sua fala pode ser prejudicada, trazendo constrangimento social… Já imaginou ninguém compreender sua fala? Desconfortável né?

Outro grave problema que a falta de dentes pode ocasionar é a ausência de apoio para os músculos da face e assim aparentando um aspecto de flacidez facial. Com o passar do tempo, sua fisionomia sofrerá mais alterações que o normal… Ou seja, precocemente terá um aspecto mais envelhecido na aparência.

Pessoas que não possuem um ou mais dentes, no momento da mastigação, tendem a usar um lado da boca mais que o outro, o que pode gerar problemas na articulação temporomandibular (ATM), estrutura que liga a mandíbula ao crânio.

Para quem não sabe, problemas de ATM vão desde estalos e dores na mandíbula, ocasionando dores de cabeça, dores no pescoço, nas costas e no ouvido.

Não ter dentes vai além dos problemas de saúde e estética que falei anteriormente.

A pessoa que não tem dentes (seja a falta de 1 ou mais dentes) tem sua qualidade de vida afetada.  Ela passa a ter vergonha de conversar, sorrir… Tem dificuldades de se relacionar e ser selecionado para uma vaga de trabalho. O sorriso é nosso cartão de visita. Por isso, a falta de dente ou dentes, é um problema que pode e deve ser tratado o mais rápido possível.

 



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok