É PRECISO ESCOVAR O IMPLANTE? – Bibancos %

É PRECISO ESCOVAR O IMPLANTE?

É PRECISO ESCOVAR O IMPLANTE?

Bibancos Odontologia

Quando uma pessoa perde o dente, existem algumas opções de tratamento odontológico para substituir o dente perdido. entre tantas, a opção mais indicada para a maioria dos casos é a colocação do implante dentário.

Até aí tudo bem… apesar de ser a opção mais cara, o implante é um tratamento muitas vezes mais rápido e de simples execução comparando com outros procedimentos.

mas muita gente acredita que os implantes não necessitam dos mesmos cuidados que os dentes naturais.

Frases como:
“Já que não é um dente, não vai ter doença”. não são verdadeiras… 

Você precisa e deve realizar a higiene bucal completa, inclusive do implante dental para evitar doenças e a perda do mesmo.

Aqui vão algumas maneiras de higienizar o implante.

Você deve estar se perguntando: “tá, mas o que acontece se eu não limpar corretamente o implante?”

Se você não tiver uma higiene bucal frequente e correta do implante, como também dos dentes naturais, vai ocorrer um acúmulo de placa bacteriana.

A placa bacteriana é responsável por bactérias que lentamente vão danificar as estruturas ao redor do implante, ou seja, o osso onde o implante está instalado.

Essa placa acumulada no implante pode originar o aparecimento de doença das gengivas (lembra no vídeo que eu falo sobre as doenças da gengiva?) e provocar uma doença chamada de periimplantite.

A periimplantite é a inflamação dos tecidos gengivais e do osso ao redor do implante. se não for tratada a tempo pode causar, em casos mais graves,  a perda do implante devido à diminuição óssea. a origem desta infecção na maioria dos casos está relacionada a má higiene oral.

Para evitar essa doença que pode levar a perda do implante, você deve realizar uma higiene bucal correta.

Existem 03 produtos que auxiliam nessa limpeza:

1 – escovas interdentais:
Escovas interdentais são pequenas escovas desenhadas para limpar entre os implantes e são perfeitas para quando os espaços interdentários estão um pouco aumentados e onde o fio dentário não alcança. 
Estas escovas têm geralmente um arame revestido a plástico, cheio de cerdas e são de fácil utilização. 

2 – fio dental:
O uso de fio ou fita dental é essencial para manter os implantes sempre limpos e livres de placa bacteriana.

3 – sistemas de irrigação:
Os sistemas de irrigação são muito utilizados para que o paciente possa remover resíduos alimentares e reduzir o acúmulo de placa bacteriana em torno dos implantes dentários.

Hoje em dia existem modelos menores, que você pode levar na viagem e são muito simples de usar.

Claro que ao realizar sua higiene oral, você precisa fazer a limpeza correta e por completo, ou seja, utilizar também a escova, creme e fio dental e se possível o raspador lingual. você deve manter em dia os cuidados com seus dentes, gengiva, língua e também os implantes.

Lembre-se que a higiene bucal correta e frequente aumenta a longevidade do seu implante e de todo tratamento odontológico realizado por muito mais tempo… até uma vida se bem cuidado e com acompanhamento frequente do dentista.

Os implantes dentários assim como os dentes naturais precisam e devem ser corretamente higienizados com o objetivo de preservar e de aumentar a sua durabilidade e principalmente, você ficar livre de doenças bucais que possam prejudicar sua saúde.



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok